Divulgação · Resenha

Resenha – Maria do Sol

Quem acompanha esse blog já está careca de saber que o nosso maior objetivo é apoiar outros escritores e divulgar a literatura nacional. Sem ônus, sem lance de trocas ou venda de espaço.

A gente faz porque quer, porque gosta e acha justo valorizar os nossos talentos.

Mas, dentro da literatura nacional, também acho imprescindível me comprometer com os autores do meu estado, ou da minha região (Para quem não sabe, sou do Piauí). E um dia, olhando o Instagram de uma livraria de Teresina, me deparei com um livro chamado Maria do Sol. Fui olhar o site da autora, Alice Raposo, e me interessei de cara para conhecer o livro e divulgá-lo.

Ela foi super acessível e presenteou a SPAA com um exemplar de “Maria do Sol”, que inclusive já foi “roubado” pela minha mãe, mas que depois vai viajar pelo Brasil para conhecer as outras participantes do projeto.

E a resenha de hoje é sobre Maria do Sol, um livro que me surpreendeu bastante.

Alice Raposo é uma maranhense que mora no Piauí e que tem uma escrita fácil e fluida. Eu devorei o livro em menos de uma hora. A capa é primorosa, e tem tudo a ver com o título que me deixou encantada! Consegui perceber todo cuidado e carinho com que a obra foi construída. Além do texto, há algumas ilustrações de Ângela Rego que valorizam bastante o conteúdo.

maria do sol

Sinopse:

“Todo livro tem sua história, algo que foi o propulsor para sua criação. Maria do Sol surgiu de uma madrugada que trouxe um sonho. Durante o dia se materializou em um conto. Dois anos após, voltei-me para ela e a concluí.

Pedrinho e Maria do Sol irão nos levar por um caminho sem volta. É claro! Pois todo percurso que se segue não há como retroceder em suas consequências. Por isso, agir sem pensar não é um meio a se seguir. Seremos morada das consequências de nossos atos.

 Portanto, é tão importante analisar cada passo que será dado, não matematicamente como num jogo, pois a existência se tornaria fria e sem vida, mas com verdade, diálogo e sinceridade no agir”.

A obra fala sobre Pedrinho, o típico “pobre menino-rico”, filho único de pais que dedicam muito tempo ao trabalho e quase nada ao filho. Introvertido, tímido e carente, Pedrinho conhece Maria do Sol nas férias, na fazenda de sua avó, e por conta de alguns acontecimentos durante esse encontro, Pedrinho é assombrado pela lembrança da menina durante toda a sua vida.

Falar mais do que isso, seria acabar com o suspense do livro (que te prende na leitura até o fim). É um texto que te faz pensar, e eu gosto de livros que nos tocam dessa forma. E como psicóloga, não tenho como não analisar os aspectos psicológicos abordados. Observa-se claramente a negação de alguns personagens em realmente enxergar as situações, admitir dificuldades, e principalmente, o adoecimento mental.

E isso, infelizmente, é muito mais comum do que se imagina. As pessoas tem tanto pavor em admitir precisar de ajuda, ou aceitar que alguém da sua convivência precisa de cuidado profissional em saúde mental, que uma pequena crise pode se tornar uma doença séria, uma vida de infelicidade e até suicídio.

A lição que Maria do Sol deixa para mim é:

Somos humanos, precisamos de gente, de cuidado, de amor, de suporte. Precisamos tocar uns aos outros e trocar coisas boas. Precisamos enxergar a nós mesmos, e ao outro.

Maria do Sol aos olhos de um desavisado, pode parecer ser um livro infanto juvenil raso, mas abriga uma profundidade muito além do que as aparências podem ler.

Super recomendo a leitura por pessoas de todas as idades.

Você pode encontrar o e-book Maria do Sol na Amazon.

O livro físico:

Em Teresina, nas livrarias: Anchieta, Entrelivros, Universitária e EDUFPI.

E pelo site da Entrelivros.

E aqui você encontra a Alice.

Beijos de luz

DiraArrais – Autora parceira SPAA

Um comentário em “Resenha – Maria do Sol

Deixe um comentário

