Artigo

Julgamos um livro pela… Sinopse

Ele cafageste. Ela santa. Ele não quer namorar. Ela quer um homem pra casar. Ele se apaixona. Ela se nega a amá-lo…

Com certeza você deve ter visto uma sinopse por aí na internet. E confesso que, quando vejo esse tipo de sinopse eu sinto que estou lendo isso:

2016-09-23
@sinospses

Porque, sério, é muito ruim. Mas, é uma fórmula que “faz sucesso”, afinal, é um tipo de sinopse que esperamos em todo o hot mais famoso da internet: o CEO e a mocinha frágil, reinventando mais uma vez a já batida receita de 50 Tons de Cinza. 

adventure-time-finn-hitting-jake-book-13883478540
Uma sinopse ruim pode vir como uma “surra” para um leitor mais crítico

Há sim diferenças entre escrever para a internet e escrever profissionalmente, a partir do momento em que seu livro está com um valor “x”, ele deve ter uma sinopse para chamar a atenção do leitor para comprá-lo. Ou seja, o marketing é tudo.

Pensando nisso, li um artigo na internet e resolvi trazer de uma forma mais detalhada o que pode ajudar a moldar melhor a sua história. Ter conhecimentos prévio de estilos de linguagem ajudará bastante em fazer uma sinopse diferente e chamativa para o seu livro.

Duas dicas que eu posso dar para uma pessoa, que assim como eu, não é profissional no assunto, mas gosta de escrever na internet é: faça a sua sinopse e mande para um amigo para ele avaliar. Porque público é tudo e uma opinião ímpar, ou de fora como preferir, pode te ajudar a moldar melhor os pontos em que você acha importante para a sua história chamar a atenção em poucas linhas.

tumblr_n6a3vky7ob1sji7f2o1_400
Sua sinopse tem que aguçar a curiosidade

Outra dica valiosa e que eu acredito ter aprendido com o tempo é: não faça a sinopse primeiro. Quer dizer, tenha uma provisória, mas depois pense em uma mais chamativa ou detalhada quando a sua história estiver mais moldada (ou mais adiantada), pois caso você queira mudar um rumo total de seu personagem no meio do livro, você pode jogar um pequeno mistério na sinopse.

 

 

1. GANCHO

 

tumblr_inline_mkug2zote91rc49r3
Foca nesse “gancho”

Você sabe o que é gancho? É um tipo de jargão presente no jornalismo em que você mostra o conceito de seu texto. Na sinopse o gancho vai mostrar um direcionamento crucial em que irá moldar a jornada dos personagens.

 

Coloca as palavras pra jogo e deixe seu leitor aguçado sobre o cenário e personagens que virão de forma clara e sucinta.

2. PERSONAGENS

f1930fa6bd4b0ea47c0968787e69f18c
Os personagens são moldados aos poucos. Apresente-os bem

Apresente seus personagens nas primeiras linhas do texto. Você pode preferir entre o primeiro e o segundo parágrafo. Dê pelo menos dois ou três adjetivos para descrevê-lo. Além disso, mostre também o relacionamento entre os personagens, de preferência foque nos protagonistas e antagonistas (se tiver mais de um) da história.

Não se esqueça de limitar os personagens, afinal, a sinopse é um resumo de sua história e não a lista do elenco.

3. CONTEXTO NARRATIVO

p83hdnz
Atraia o seu leitor!

Não tem muito segredo, use seus conhecimentos e deixe sua sinopse de uma maneira em que ela fique atrativa. Não se esqueça de colocar algumas pistas sobre como será a história de seus personagens, lembrando sempre em finalizar de uma maneira misteriosa e que empolgue o leitor a continuar a ler a sua história.

4. EMOÇÕES

mole-rat
Não dramatize demais seu personagem na sinopse também…

Como dizia Roberto Carlos “São tantas emoções”. Outro ponto que chama a atenção é colocar na sua sinopse a emoção e o desenvolvimento de seu personagem. E isso vale para todos os gêneros: se é suspense, a palavra “medo” com certeza aparecerá, não é?

Quando você coloca o estado emocional de seus personagens e o desenvolvimento em volta desse sentimento, essa forma também chama a atenção para a história (claro, lembre-se de deixar bem crível – tanto na sinopse quanto na história).

5.  VOZ ATIVA

2iaboyw
Epa, não é gritar, ok? 

Sim, há sinopses em primeira pessoa. Tá certo? Não. Tá errado? Não. Mas, por quê? É uma questão de estética. A voz ativa é um outro ponto forte para uma sinopse. Eu, como leitora, prefiro sinopses sempre escritas em terceira pessoa, mesmo que a história seja em primeira pessoa.

Não sigo como regra, mas como uma dica. Voltando a minha opinião pessoal, quando se lê sinopse em primeira pessoa não me sinto acolhida. Como assim? A sinopse tem que demonstrar pequenos mistérios e mostrar outros personagens ao redor para que, quando começar a ler, o leitor se sinta familiarizado com os outros nomes conforme aparecerem na história.

E mais: um texto em primeira pessoa parece mais um “Quem sou eu” no perfil do Wattpad, no Facebook, no Tinder… Entende? E com o desenrolar da história entenderemos mais como e quem será esse personagem que narra a sua própria história.

Lembre-se, não é só eu que julgo a sinopse, estamos escrevendo para o público e uma sinopse é como um “cartão de visita”. Pense sempre nisso!

brooklyn99insider-peralta-santiago-15or50books1
E se a sinopse somar perfeitamente com a história, vai ganhar um leitor satisfeito

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s